Espere carregar, por favor, 45 segundos.

Crônica – 4

   

 

 

     Interrogação crucial

 

 

 

 

 


 

 

 

        Dizem os militantes que todo agir humano é um ato político e assim, qualquer intromissão nesse vespeiro. Ou é uma crítica ao governo ou um alinhamento oposicionista... Que os

alienados e, espertos políticos, fossem plantar favas, seria bem melhor para nós, pobres contribuintes.

       
Desde menino escuto a mesma cantilena que este é o País do futuro. Este futuro parece tão elástico que toma ares de ilusória eternidade.

        Sempre o jargão que, nós crianças na época... Seríamos os beneficiados por este futuro grandioso, deste País colossal.

        Os anos passaram, mas as promessas continuam as mesmas e também as táticas do governo e da oposição. A do primeiro - é dizer que tudo está bem e a da segunda que tudo vai mal e só mudará se eles vierem a ser governo. Mas... Quando chegam ao poder... Apenas se transformam - em governo. Então tudo se transfigura num paraíso... Mas só para eles, porque para o povo, as coisas não melhoravam jamais.

        As florestas cada dia eram mais arrasadas, os rios poluídos, o mar é cada vez mais esgoto dos navios, das fábricas e, das residências próximas, a fauna desaparecendo, o homem ribeirinho - cada dia mais abandonado à própria sorte, aliás, o homem brasileiro de um modo geral, mas agora já mudou muito.

        Parece meio estranho para não dizer o mais absoluto absurdo... Um País continental como o nosso, com toda essa área fértil, possível de ser cultivada, importe alimentos e mais uma dúvida... A gerar uma indecifrável interrogação!  Por que? O ouro de serra pelada não abateu a dívida externa?
       Sente-se o pulsar nas ruas, pela a Internet, do desespero de milhões de pessoas angustiadas... Solicitando quaisquer ajudas, embora ainda, envergonhadas e humilhadas diante de si mesmas, atualmente o clamor é menor, mas o povo não pode ser salvo por esmolas e sim com a criação rápida de postos de trabalho.
Diminuiu o contingente de desesperançados que... Apesar de preparados - e bem atualizados, até em ciências consideradas do presente e do futuro, como é classificada atualmente a informática - Não encontravam Trabalho.

      Por favor, não pensem que, por não pretender cargo eletivo em qualquer nível, por não haver sido jamais candidato, então a culpa também é minha por não participar, para tentar modificar as coisas. Acho que já tem gente, até demais, para tão pouco pirão! Há leis até em excesso para serem cumpridas, quase sempre, apenas pelos fracos. O que não faltam são salvadores nem leis.

      Problema seriíssimo, as famílias sem meios mínimos de sobrevivência - desmoronam, pessoas cultas se tornam quase mendigas em potencial numa subsistência - camuflada. Mais por pudor! Do que por falta de necessidade insustentável! E ninguém consegue descobrir porque aumenta cada vez mais o número de meninos de rua.

     Hoje coloquei a minha poesia na geladeira para ela hibernar e assim poder livremente,  através desta crônica perguntar, ao “o avesso do avesso”. Repito interrogar... O que dizer para os nossos filhos e netos? Como plantar ilusões se faltam e nem é ousadia dizer esperanças... Pior - transforma-se em reais miragens as mais remotas perspectivas de um futuro razoavelmente humano.
     Deve ser uma lógica muito perversa essa de que o País vai bem se o povo está cada dia mais pobre ou pior - miserável. A chamada elite. Deve enxergar a realidade com lentes fictícias e coloridas.

     Seria bom relembrar que certa vez, uma "rainha", um dia - mandou o povo comer Brioche!
     Mas a pergunta crucial é... O que dizer para os nossos filhos e netos.
     Ah! É muito difícil viver sem  ilusão e esperança.

     A solução seria pedir a Deus para que Ele apreçasse o final dos tempos? Eu particularmente acho que O Senhor... Delimita o seu tempo de acordo com as necessidades Universais e a sua prévia decisão Eterna... Mas acredito que a oração consciente nunca fez mal a ninguém. No terreno da Fé é possível plantar a ilusão na Esperança e colher Amor - e “A Fé remove montanhas”... Jesus Cristo.
 

Para os homens racionais deste País. O PT era o único Partido Político, ainda, capaz de semear Ilusões... Realmente as coisas melhoraram muito, mas ainda há muito a fazer e o Presidente Lula tem dito isto...Todos nós que votamos Nele esperamos que, ainda, realize muitos sonhos ainda hibernado.

A Esperança não morre, mas. Transfigura-se em Profunda Desilusão. Companheiro não se esqueça que o Poder também é uma Efêmera ilusão e a massa que Aplaude é a mesma que Vaia, como disse Augusto dos Anjos! A boca que te beija é a mesma que escarra".

As coisas mudaram, mas precisa mudar com maior velocidade, a vida é curta e a fome cruel.

Eis aí o PT em que votamos... Acorda Companheiro, estamos com medo de não sermos Felizes. Nós votamos na Esperança. E ela está vindo de jegue.

 

E-mail.
 

Crônica 3
 

Crônica  5

 





A pomba levará você à Página Inicial.
HOME PAGE - Edvaldo Feitosa